Gazeta Itapirense

Prefeitura entrega Centro de Reabilitação para pacientes oncológicos

Teve início na quarta-feira (9) as atividades no Centro de Reabilitação Física a Pacientes Oncológicos (Crefipo). O serviço é uma realização da Prefeitura Municipal por meio de parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) e a Secretaria de Saúde e acontecerá de terça a sexta na antiga sala de fisioterapia da Uniesi (na Avenida Rio Branco).

As turmas serão formadas por pacientes encaminhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e há ainda uma parceria com a Associação Pétalas de Rosas, expoente na luta e apoio a mulheres com câncer de mama em Itapira.

O vice-prefeito Mário da Fonseca representou o prefeito Toninho Bellini na solenidade. Também estiveram presentes o secretário de Esportes, Moisés Germano; a diretora da Rede Básica de Saúde, Deise Cega Fernandes e a responsável pelo Centro de Apoio ao Paciente Oncológico, a enfermeira Kelly Tetzner Cremasco, além de representantes da Pétalas de Rosa e pacientes que participarão das primeiras turmas do projeto.

Novo Centro é parceria entre as secretarias de Esportes e Saúde (Foto: Prefeitura de Itapira)

O CENTRO

Equipado com aparelhos que visam a realização de atividades funcionais, o Crefipo oferece exercícios individualizados e assistidos, sempre de forma personalizada, com foco em desenvolvimento de força, melhoras das condições funcionais e do condicionamento cardiopulmonar. As professoras da SEL, Maria Beatriz Francischini e Ana Germano, serão as responsáveis pelas aulas.

Nesta primeira fase do projeto, as atividades acontecerão de terça a sexta, com a formação de três turmas, sempre com quatro pacientes cada. Uma das turmas está fechada para as terças e quintas das 18h00 às 19h00. Outra, fará atividades de quarta das 8h00 às 9h00 e de sexta das 15h00 às 16h00 e a terceira, de quarta das 9h00 às 10h00 e de sexta das 16h00 às 17h00.

Além do projeto ter uma linha que visa a expansão do atendimento a médio e longo prazo, o objetivo é que haja uma rotatividade de pacientes e que o Crefipo funcione como uma porta para outras ações da SEL, como o SuperAção.

Compartilhe
error: