Gazeta Itapirense

Lucas Trevelin obtém titulação de Mestre em Educação Física pela USP

Mais um itapirense caminha a passos largos para se tornar futuramente doutor em educação física, ampliando a incrível relação de profissionais da área nascidos aqui na cidade e que chegaram ao topo da carreira acadêmica. O movimento teve como ‘padrinho’ o saudoso professor José de Oliveira Barreto Sobrinho (1936-2023).

Trata-se do professor Lucas Pompeu Trevelin, de apenas 27 anos, radicado em Ribeirão Preto desde 2017. Ele foi avaliado por uma banca de experts no último dia 04 e abril na sede da Faculdade de Educação Física de Ribeirão Preto, em um encontro que reuniu bambambãs da área aqui de Itapira, que integraram a banca examinadora, caso do professor doutor Miguel de Arruda (FEF/UNICAM), professor doutor Evandro Lazari (FEF/UNICAMP) e Enrico Fuini Pugina (USP-Ribeirão Preto), professor orientador de Lucas Trevelin.

Ele dissertou a respeito do tema “Estudos dos Indicadores de Desempenho Físico em corredores de meio fundo e fundo, do Atletismo “. O trabalho de pesquisa de campo e laboratório foi conduzido com atletas masculino da região de Ribeirão Preto.

Lucas Trevelin é filho do casal Luís Augusto Trevelin e de Rita de Cássia Pompeu Trevelin. Durante o período em que estudou no Colégio Anglo, teve como primeiro grande incentivador a seguir na carreira acadêmica o professor José Renato Gomes Ferreira, o Renatinho.

Na transição da infância para a adolescência, Lucas flertou com o futebol, atuando na base da Esportiva Itapirense. O incentivo de Renatinho despertou nele a vontade de seguir Educação Física, tendo sido aprovado no concorridíssimo curso da USP.

Ele disse para A GAZETA que ficou muito feliz pelo estágio atual e a obtenção do título de mestre exigiu um esforço enorme. “Foi um título muito almejado e que vai abrir muitas portas para projetos que pretendo colocar em prática”, mencionou.

Lucas ganha a vida como professor de corridas e atletismo, práticas que remetem à tradição itapirense na formação de grandes atletas. “Sem dúvida. Não tem como a gente não fazer esse tipo de associação”, orgulha-se.

Três gerações de itapirenses: Enrico Puggina, Miguel Arruda e Lucas Trevelin (Foto: Divulgação)

Reminiscências

A titulação de Lucas esteve ainda carregada de reminiscências relacionadas a Itapira. Além do fato de ter tido como professor orientador um itapirense, o próprio Dr. Enrico (o professor orientador em questão) foi aluno de Miguel Arruda na Faculdade de Educação Física do Unicamp e participou da bancada que lhe concedeu o título de doutorado na USP de Ribeirão Preto, cuja implantação do curso de Educação Física a partir de 2007, decorreu de um formidável trabalho conduzido pelo professor doutor Valdir Barbanti, outro itapirense, hoje aposentado.

Compartilhe
error: