Banco de Leite Humano de Itapira está em busca de mais doadoras
O Banco de Leite Humano de Itapira (BLH) está em busca de novas doadoras de leite materno para melhorar o estoque do suprimento. Nessa época do ano é comum ocorrer a redução do volume das doações, o que afeta diretamente o fornecimento para os bebês necessitados.
Mulheres que estão amamentando e possuem produção excedente podem contribuir. Basta entrar em contato pelo telefone (19) 3913-9231 que serão orientadas sobre como proceder. “Normalmente, no início do ano, as doações diminuem, o que nos preocupa, pois atendemos bebês que dependem desse leite para se desenvolverem com saúde. Pedimos que as mães que tenham produção excedente entrem em contato e se tornem doadoras. Qualquer quantidade faz diferença”, destaca a enfermeira coordenadora Juliana Bellinelo.
Em 2024, foram coletados 372.950 litros de leite materno, dos quais 118.300 litros resultaram do processo de pasteurização e foram distribuídos ao Hospital Municipal de Itapira e a outros hospitais da região, incluindo o Hospital São Francisco e a Santa Casa de Mogi Guaçu, Santa Casa e Hospital 22 de Outubro de Mogi Mirim. Ao longo do ano, o BLH realizou 626 atendimentos (entre individuais, em grupos e visitas domiciliares) e registrou 229 doadoras e 159 receptoras.
O Banco de Leite Humano de Itapira, inaugurado em 9 de março de 2001, é referência na região e tem papel fundamental no suporte às puérperas para auxílio no processo de amamentação e na distribuição de leite materno para bebês internados. O leite doado passa por um rigoroso processo de pasteurização antes de ser destinado aos recém-nascidos que necessitam do alimento.
O atendimento no Banco de Leite Humano é realizado de segunda a sexta-feira das 7h00 às 17h00 mediante agendamento prévio pelo telefone (19) 3913-9231. O serviço está localizado na Rua Vitório Coppos, n° 122, no bairro São Benedito.