Gazeta Itapirense

GCM faz campanha para adesão das mulheres ao ‘Botão Guardião’

A manhã desta sexta-feira, 07, foi de muito trabalho para as ‘meninas’ da Guarda Municipal de Itapira, só que de uma forma diferente, elas atuaram na panfletagem durante uma importante campanha.

Aproveitando a véspera do Dia da Mulher elas foram até a Praça Bernardino de Campos e fizeram divulgação do ‘Botão Guardião’ e da ‘Ronda Maria da Penha’.

Os dois mecanismos de segurança implantados pelo prefeito Toninho Bellini têm como objetivo proteger as mulheres da cidade contra ataques de marmanjos covardes.

“Hoje em Itapira são mais de 600 mulheres com medida protetiva e, destas, 87 possuem o Botão Guardião, mas queremos que esse número aumente, que todas elas possam estar protegidas por este importante sistema de segurança oferecido pela Guarda Municipal”, frisou a comandante da GCM, Patrícia Zacariotto.

Durante o evento foram abordadas mulheres que passavam pela região da Praça, entravam nas agências bancárias e paravam no semáforo em carros e motos.

Elas ouviam atentamente as explicações das guardas municipais e levavam para casa um panfleto com informações sobre o Botão Guardião e Ronda Maria da Penha e as formas de como buscar informações para aderir ao projeto.

Gcm’s abordaram pessoas caminhando ou em veículos (Fotos: Gilmar Carvalho/Gazeta Itapirense)

O Botão Guardião está inserido no Programa Segurança Cidadã que é regulamentado pela Lei Municipal n° 6.250 que foi promulgada pelo prefeito Toninho Bellini. Trata-se de um aplicativo de smartphones que possui localização GPS e que quando acionado em virtude de perigo iminente é capaz de transmitir informações para o COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil Municipal o local exato da vítima para que seja prontamente acionado e enviado até o local uma viatura da corporação.

Aí o marmanjo é capturado e levado para a Delegacia onde acaba preso por descumprir medida protetiva.

Neste sábado, 08, o trabalho das meninas vai continuar, desta vez pelas lojas do comércio na região central da cidade.

 

Vítima protegida

Por essas ironias do destino, no exato momento em que as gcm’s faziam o trabalho de conscientização apareceu justamente uma mulher que possui o Botão Guardião para se proteger de seu ex-companheiro

“Eu acho muito bom o botão, porque quando não tinha ainda eu vivia com medo de sair de casa, eu não saia. Agora estou mais tranquila e consigo sair”, contou a jovem Raiane de Araújo, que há um ano usa o sistema de segurança da Guarda Municipal, além de ter uma medida protetiva que garante seus direitos.

Raiane (ao centro) ladeada por suas protetoras: “tinha medo de sair de casa” (Foto: Gilmar Carvalho
Compartilhe
error: