Gazeta Itapirense

Padres foram sepultados ‘pertinho’ de Deus em igrejas itapirenses

Sepultamento de padres em paróquias era um antigo privilégio concedido àqueles que se destacaram por trabalhos de grande repercussão social. Hoje, a tradição não é mais usada e os corpos dos religiosos são enterrados em cemitérios comuns, como das demais pessoas. Em Itapira 4 padres descansam em igrejas.

Em Itapira, quatro párocos foram inumados em sepulturas que nada mais são do que capelas que por pouco não se transformaram em locais de peregrinação devido à fé sempre devocional do povo fiel, muito católico.

“Estão pertinho de Deus”, garante seo João Caio Mendes fiel que, assim como o povo antigo, via nos seus ex-líderes religiosos a chama acesa de virtudes santificadas propensas a interceder junto ao céu.

Os restos mortais do cônego Henrique de Moraes Mattos, padre Bernardo Cardoso de Araújo e cônego Arthur Teixeira Barbosa da Guerra Leal estão na Matriz de Nossa Senhora da Penha.

Restos mortais de três padres estão na Matriz da Penha, que passa por reforma (Foto: Gilmar Cavalho/Gazeta)

Ficam em um local com acesso em frente à nave principal.  Nunca se cogitou de transferir os restos mortais para outro local, conforme os fofoqueiros de plantão espalharam.
O que a Matriz sempre propôs foi possibilitar à população um encontro de fé e reflexão junto às sepulturas.

Na Paróquia de Santo Antônio, o corpo de cônego Mateus Ruiz Domingues, que veio em 1958 para Itapira, está em uma capela muito bem cuidada pelos funcionários.

O local não está aberto diariamente à visitação pública, ficando apenas em algumas épocas do ano, como finados ou perto da data de falecimento do cônego Mateus.

Vale lembrar que a construção da Igreja de Santo Antônio não teria sido possível sem a dedicação, o esforço e a vontade do cônego Mateus, um espanhol nascido em Polopos, província de Granada, que veio para o Brasil aos oito anos de idade.

Túmulo do cônego Mateus: o padre nunca morre na lembrança do povo (Foto: Gilmar Carvalho/Gazeta)

 

Compartilhe
error: