Explosão de casos de dengue na região gera preocupação generalizada
O número de casos de dengue em cidades da região vem preocupando moradores e também os governantes destas localidades, em especial Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi. Só para se ter uma ideia, o prefeito de Mogi Guaçu, Rodrigo Falsetti, decretou ‘estado de emergência’.
O Decreto nº 27.672 foi publicado no Diário Oficial da vizinha no sábado, 01, e autoriza a implementação de medidas emergenciais para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Através da Secretaria Estadual de Saúde tivemos acesso aos últimos números da semana epidemiológica das cidades de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Estiva Gerbi e Itapira.
Mogi Guaçu chegou a impressionantes 3.683 casos confirmados em 2025 e mais 40 sendo investigados; há também 11 mortes em investigação.
Em Mogi Mirim os números são bem menores em comparação a Mogi Guaçu, mas não são poucos. Por lá são 247 confirmados além de mais 28 em investigação, bem como 02 mortes ainda não confirmadas.
A pequena Estiva Gerbi, com pouco mais de 10.000 habitantes, já confirmou 134 casos e 88 em investigação.
Por Itapira, o boletim epidemiológico publicado ontem no site da Prefeitura aponta mais 27 novos casos esta semana, todos autóctones, ou seja, contraídos aqui. O total do ano de 2025 chegou a 69, com duas mortes sendo investigadas.
A população itapirense, em sua grande maioria, parece que está fazendo a lição de casa, e deve continuar e até intensificar as medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Órgãos competentes da Prefeitura estão com ações de controle de criadouros e busca ativa de casos suspeitos nas regiões afetadas, além de trabalho em todos os bairros.
Não devemos abaixar a guarda. O Aedes é perigoso e de rápida proliferação, temos que mantê-lo afastado de nossas casas e locais de trabalho.