Missa hoje celebra os 110 anos de história do Lar São Vicente
A direção e colaboradores do Lar São Vicente Paulo estão preparando para a tarde desta quinta-feira, 30, a celebração de uma missa em comemoração aos 110 anos de história da instituição.
O ato religioso ocorrerá lá mesmo no Lar a partir das 15 horas e será comandado pelo padre Carlos de Oliveira, da Paróquia de Santo Antônio, sendo aberto ao público.
O Lar foi fundado em 27 de Janeiro de 1915. Era uma obra Vicentina que tinha como escopo principal amparar pessoas idosas e suas necessidades, próprias da idade ou pelo amparo social do qual necessitavam.
Fundamentado nesses parâmetros escolheram um local existente no alto da Rua do Amparo onde uma casa e uma capela começou a abrigar a “Ordem dos Senhores Vicentinos” que passou a ser uma confraria sob a proteção de Santo “São Vicente de Paulo” e foi denominada “Vila Vicentina”. Após algum tempo foi criado uma comissão que administrasse a referida Sociedade.
Em 1978 o asilo passou a ser coordenado pela Madre M. Genarina e a comunidade religiosa e posteriormente pelas irmãs Maria Madalena, Maria Rosana, Maria Juliana entre outras. Durante muito tempo todas as irmãs trabalharam no asilo e em outras atividades, como na catequese paroquial.
A partir de 1982 o Asilo foi denominado “Lar São Vicente de Paulo” onde muitas mudanças permitiram um tratamento humanizado com aspectos de vida familiar, dado o entrosamento interno entre os residentes. A entidade dentro de algum tempo deixou de receber a atenção assistencial e religiosa das Irmãs Franciscanas. Atualmente as atividades do “Lar” passaram a ser administrada por uma diretoria. Com auxílio da mesa administrativa, voluntários e funcionários qualificados, a entidade vem se ocupando em levar uma qualidade de vida saudável com dignidade e amparo assistencial a todos os seus abrigados.
Abrigando aproximadamente 125 idosos em regime residencial, tem uma equipe de 61 funcionários. Médicos clínico e psiquiátrico, técnicos de enfermagem, nutricionista, terapeuta ocupacional, serviços de apoio, assistente social, cozinheiras e pessoal administrativo que proporcionam alimentação, habitação e higiene, atividades de lazer, educativas e culturais, seguindo os preceitos do Estatuto do Idoso.
Apesar das dificuldades financeiras, o Lar desenvolve atividades com ações diretas de forma individual e coletiva abordando níveis de abordagens frente às necessidades de cada idoso. Atividades ocupacionais, religiosas, educacionais, recreativas e sociais, moldam esse tipo de trabalho multidisciplinar, buscando adequação e eficiência no acolhimento e tratamento com o idoso.