Gazeta Itapirense

Artigo: Esse é o momento para aprender!, por Nelson Theodoro

A internet, especialmente com a popularização das redes sociais, transformou o comportamento dos consumidores. Antigamente, campanhas de marketing individuais eram eficazes e o modelo tradicional trazia bons resultados. No entanto, com o avanço das tecnologias, esse cenário mudou.

As redes sociais não são mais apenas uma ferramenta útil para qualquer estratégia de marketing; elas se tornaram essenciais e ajudaram a criar uma conexão mais próxima com os clientes. Hoje, os consumidores esperam que sua relação com as marcas vá além do simples valor funcional dos produtos.

Portanto, é fundamental reconhecer que a abordagem de marketing precisa ser repensada. Não se trata mais do modelo tradicional e “forçado” de campanhas publicitárias, mas de um marketing focado no envolvimento, que atrai os clientes ao contar histórias, promover discussões e atender às suas necessidades e interesses.

O objetivo agora é estabelecer um relacionamento mais duradouro entre o consumidor e a marca. Não se trata apenas de vender um produto, mas de ajudar o cliente. Ou seja, a questão não é “como vender”, mas “como ajudar”.

O conteúdo oferecido precisa ser verdadeiramente útil para o cliente, permitindo-lhe expressar suas opiniões e, assim, conquistar sua atenção, pois está falando de algo que lhe interessa. Se o foco for apenas na venda, o consumidor pode nem se dar ao trabalho de ouvir. No entanto, se a conversa começar despertando seu interesse, é bem mais provável que ele preste atenção.

Formar um grupo ou comunidade para iniciar um diálogo com seus clientes, pedir suas opiniões e discussões sobre tendências interessantes pode ser um ótimo caminho. Além disso, essa conversa pode ser compartilhada nas redes sociais, ampliando o alcance da interação.

O marketing pode surgir de um simples conselho, dica, curiosidade ou até mesmo de um jogo. Tudo isso chama a atenção do consumidor. Se a proposta for apenas vender o produto, ele pode ignorá-lo. Mas, ao iniciar um diálogo genuíno, focado nos interesses do cliente, a atenção será garantida.

Envolver o cliente é, sem dúvida, uma excelente estratégia para promover a divulgação de seu produto e de sua marca. Utilize uma abordagem inspiradora e envolvente. O marketing tem mais impacto quando os consumidores sentem que estão estabelecendo um relacionamento com a marca.

Essa relação precisa ser construída e cultivada, visando criar uma conexão emocional com a marca. Fiquem atentos a essa dica.

Por: Nelson Theodoro

 

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